Todas as nossas ações devem visar o amor e Deus. Esse pensamento nos mostra o caminho de santidade que a Comunidade São Marcelino Champagnat procura seguir por meio de tantos paroquianos devotos do Venerável Guido Schäffer.
Paroquianos que conviveram com Guido; paroquianos que receberam graças a ele atribuídas; paroquianos que se encontram no segundo sábado do mês no Posto 11 – praia onde Guido fez sua páscoa, para juntos rezarem o terço do Guido; paroquianos que todo 1º de maio participam da Santa Missa do D.I.A. – Duc in Altum, que nos convida, com o Venerável Guido, a irmos em busca de águas mais profundas no seguimento do Evangelho; paroquianos que divulgam a devoção ao Venerável Guido; paroquianos que têm como pastor o pároco padre Núbio Montenegro e padre Thiago Lemos, amigos e companheiros de turma do Guido, no Seminário Arquidiocesano de São José, quando estudavam para o sacerdócio. Uma bênção para a nossa paróquia.
“O que mais devemos pedir a Deus é o Espírito Santo”. Com esse pensamento do Venerável Guido, a turma da Crisma (2021/2022) da São Marcelino teve Guido Schäffer como seu padroeiro, após conhecer as suas virtudes heroicas por Ana Luísa, amiga de Guido, que contou um pouco de sua convivência com ele e das ações que testemunhou no dia a dia com Guido, pela entrega de sua vida a Deus e pelo amor incondicional que tinha pelo próximo. Foi também Ana Luísa quem apresentou Guido à turma de Crisma (2022/2023) no retiro que aconteceu em março deste ano no Santuário de Nossa Senhora de Schoenstatt.
“É de um coração adorador que nasce o amor ao próximo.” O que Guido dizia era o que ele vivia. E, como ele, seus devotos da São Marcelino, de joelhos diante do Santíssimo, entregam sua vida a Jesus, se fortalecem na fé e saem dali com o desejo de trazerem as almas para Deus e amar o próximo, para que tenham dignidade, conheçam Jesus e se sintam amados por Deus, como Guido fazia, sem distinção.
A devoção de Guido é a devoção da São Marcelino: Nossa Senhora. “Maria, Mãe do Puro Amor” era a fonte de inspiração diária de Guido:
“Ave Maria, Mãe do Puro Amor, dai-nos a graça da obediência e da docilidade à Palavra de Deus, para que repletos de sabedoria, possamos irradiar a luz de Cristo em nossos corações. Amém!”
Venerável Guido, que na Terra foi um jovem médico, que cuidava do corpo e da alma, que não tinha tempo a perder, dizia: “Agora é a hora!” – hora de fazer o bem, hora de seguir Jesus, hora de amar o próximo. E com tão grande amor a Jesus, a Maria e à Santa Igreja, exemplo de santidade, agora é nosso intercessor no Céu, porque Deus já operou muitas graças e bênçãos nos corações de seus devotos. Venerável Guido, já é santo em nossos corações.
Venerável Guido, rogai por nós!
NANCI REGIS QUEIROZ AFONSO E
ALESSANDRA SIMÕES
COORDENADORAS DA CRISMA E DA PASCOM DA PARÓQUIA SÃO MARCELINO CHAMPAGNAT
(Artigo publicado na revista da Arquidiocese do Rio de Janeiro TESTEMUNHO DE FÉ | edição de 25 DE JUNHO A 1º DE JULHO DE 2023)