Ordem

A ordem é o sacramento por meio da qual a missão confiada por Cristo aos Seus apóstolos continua a ser exercida na Igreja até o fim dos tempos. Nela, quem é ordenado recebe o dom do Espírito Santo, concedido por Cristo pelo bispo, e que lhe dá autoridade sagrada. Nele,” o sacerdote continua sobre a Terra a obra redentora de Cristo”, afirma São João Maria Vianney.
Chama-se ordem este sacramento, pois indica um corpo eclesial, do qual se passa a fazer parte, mediante uma especial consagração (ordenação) que, por um particular dom do Espírito Santo, permite exercer um poder sagrado em nome de Cristo e com a autoridade d’Ele para o serviço do povo de Deus. Compõe-se de três graus, que são insubstituíveis para a estrutura orgânica da Igreja: o episcopado, o presbiterado e o diaconato.

QUAIS OS EFEITOS QUE O SACRAMENTO INFUNDE NO CRISTÃO?

O sacramento da ordem é classificado como um sacramento de serviço. Assim, quem é batizado e confirmado (crismado) pode também assumir um serviço especial, pondo-se a serviço de Deus. Confere uma graça especial para uma missão particular na Igreja em ordem à edificação do povo de Deus, contribuindo em especial para a comunhão eclesial e para a salvação dos outros.
O efeito da ordenação episcopal confere a plenitude do sacramento da ordem, faz do bispo o legítimo sucessor dos apóstolos, confere-lhe a missão de ensinar, santificar e governar. O ministério do bispo é, no fundo, o ministério pastoral da Igreja, porque remonta às testemunhas de Jesus.
Ao presbítero, a ordenação assinala nele, pela unção do Espírito, um carácter espiritual indelével, configura-o a Cristo Sacerdote e torna-o capaz de agir em nome de Cristo Cabeça. Sendo cooperador da ordem episcopal, ele é consagrado para pregar o Evangelho, para celebrar o culto divino, sobretudo a Eucaristia, da qual o seu ministério recebe a força, e para ser o pastor dos fiéis.
Na ordenação diaconal, o diácono é ordenado para o serviço da Igreja sob a autoridade do bispo, em relação ao ministério da Palavra, do culto divino, da condução pastoral e da caridade.

QUEM PODE RECEBER ESTE SACRAMENTO?

Somente o batizado de sexo masculino pode receber esse sacramento. A Igreja reconhece-se vinculada a essa escolha feita pelo próprio Senhor. Ninguém pode exigir a recepção do sacramento da ordem, antes deve ser considerado apto para o ministério pela autoridade da Igreja. Esse sacramento dá uma especial efusão do Espírito Santo, que configura o ordenado a Cristo na Sua tríplice função de Sacerdote, Profeta e Rei, segundo os respectivos graus do sacramento. A ordenação confere um caráter espiritual indelével: por isso, não pode ser repetida nem conferida por um tempo limitado.

(fonte: https://formacao.cancaonova.com/vocacao/sacerdocio/o-sacramento-da-ordem/)

COMO FAÇO PARA RECEBER ESTE SACRAMENTO?

Se você sente em seu coração o desejo de tornar-se um sacerdote, procure o pároco da sua comunidade. Ele te ajudará na sua vocação.

“Em verdade, todo pontífice é escolhido entre os homens e constituído a favor dos homens como mediador nas coisas que dizem respeito a Deus, para oferecer dons e sacrifícios pelos pecados.
Sabe compadecer-se dos que estão na ignorância e no erro, porque também ele está cercado de fraqueza.
Por isso, ele deve oferecer sacrifícios tanto pelos próprios pecados quanto pelos pecados do povo.
Ninguém se apropria desta honra, senão somente aquele que é chamado por Deus.”

(Hb 5, 1-4)