Batismo

É o primeiro Sacramento que uma pessoa recebe. É o fundamento da vida cristã. Por ele, somos “libertados de todos os pecados e regenerados como filhos de Deus”, tornando-nos membros da Igreja. (Catecismo da Igreja Católica, 1213).

QUEM PODE SER BATIZADO?

Toda pessoa de fé católica pode ser batizada desde que nunca o tenha sido, pois o Batismo é um Sacramento que imprime caráter, por isso só pode ser recebido uma única vez.

QUEM PODE SER PADRINHO?

Segundo o Código de Direito Canônico, os padrinhos devem ser católicos, batizados, confirmados, ter, no mínimo, 16 anos e viver uma vida conforme a sua fé, que implica ser e estar casado na Igreja Católica. Os pais da criança não podem ser padrinhos.

QUANDO OCORREM OS ENCONTROS DE PREPARAÇÃO?

Os encontros ocorrem uma vez por mês, na primeira quinzena, em dia de sábado, no horário de 8h às 10h, de forma presencial, conforme calendário paroquial.

QUANDO OS BATIZADOS OCORREM NA PARÓQUIA SÃO MARCELINO CHAMPAGNAT?

Os batizados ocorrem duas vezes por mês, aos sábados, conforme agenda paroquial, às 11h, com até 8 crianças por celebração.
As inscrições e as marcações para o Batismo e para o curso de preparação para pais e padrinhos são feitas na secretaria paroquial todas as terças e quintas, entre 13h30 e 18h. A inscrição para o Batismo deve ser feita pelo responsável direto da criança a ser batizada.

QUAIS SÃO OS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS?

Cópias da Certidão de Nascimento da criança e das identidades dos padrinhos.

“Depois que Jesus foi batizado, saiu logo da água. Eis que os céus se abriram e viu descer sobre ele, em forma de pomba, o Espírito de Deus. E do céu baixou uma voz: “Eis meu Filho muito amado em quem ponho minha afeição.”

(Mt 3, 16-17)