Eucaristia

O QUE É?

Sacramento pelo qual recebemos o próprio Cristo Jesus sacramentado sob as espécies consagradas do pão e do vinho. Jesus está verdadeiro, real e substancialmente presente com o seu corpo e com seu sangue, com sua alma e sua divindade. Torna-se para nós sublime alimento espiritual da alma.

O sacramento da Eucaristia é a fonte e o ápice de toda a vida eclesial, donde vertem e para onde convertem todos os demais sacramentos. É o centro da vida litúrgica, expressão e alimento da comunidade cristã.

(fonte: https://formacao.cancaonova.com/series/sete-sacramentos/o-sacramento-da-eucaristia-e-o-apice-da-iniciacao-crista/)

O QUE É PRECISO PARA RECEBER O SACRAMENTO DA EUCARISTIA (PRIMEIRA COMUNHÃO)?

Para receber a Primeira Comunhão, as crianças e pré-adolescentes passam por uma preparação de 2 anos, comumente conhecida como Catequese. Esta iniciação se dá, concretamente, através da formação cristã à luz dos Evangelhos, da participação na celebração litúrgica de domingo e da vivência comunitária. Os encontros de formação são semanais.
O principal requisito para a inscrição da criança é ter entre 8 (ou 7 anos, se estiver no 2° ano do ensino fundamental) e 14 anos.
Caso a criança, com mais de 7 anos, ainda não tenha sido batizada, ela receberá este Sacramento durante a preparação para fazer a Primeira Comunhão.
Crianças entre 4 e 7 anos podem participar da Pré-catequese. Essa etapa não é obrigatória.

QUAIS SÃO OS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS?

A inscrição para a pré-catequese e a catequese ocorre no mês de fevereiro, na secretaria da paróquia. Para fazer a inscrição, o responsável deverá apresentar os seguintes documentos:

• cópia da Certidão de Nascimento,
  • cópia da Certidão de Batismo da criança, caso ela já tenha sido batizada, e
  • uma foto 3×4.

“Eu sou o pão vivo, descido do céu. Se alguém comer deste pão, viverá eternamente.”

(Jo 6, 51)