Paróquia São Marcelino Champagnat

Devoção

São Bento

São Bento de Núrsia nasceu na Itália, no ano de 480. Filho de uma rica família do lugar, era irmão gêmeo de Escolástica, que também se tornou santa. Fundou a famosa Ordem dos Beneditinos, ou Ordem de São Bento, que permanece viva e atuante até hoje, seguindo a mesma regra escrita há mais de 1500 anos, a Regra de São Bento.  

O livro é composto de 73 capítulos curtos. Prioriza o silêncio, a oração, o trabalho, o recolhimento, a caridade fraterna e a obediência. 

Tornou-se conhecido pelos inúmeros milagres e vários exorcismos. São Bento morreu no ano de 547, aos 67 anos e sua festa é comemorada no dia 11 de julho. Sua imagem é acompanhada de símbolos que marcaram sua vida: o livro das regras; um sino, que representa a voz de Deus; um copo quebrado; a serpente, que representa o veneno utilizado na tentativa de matá-lo; um corvo com um pedaço de pão no bico, que representa o tempo em que ele passou no deserto, e uma vara representando a disciplina.

Medalha de São Bento (adesivo)

Oração da Medalha de São Bento

“A Cruz Sagrada seja a minha luz, não seja o dragão o meu guia. Retira-te, Satanás! Nunca me aconselhes coisas vãs. É mau o que tu me ofereces. Bebe tu mesmo os teus venenos!”