Padroeiro

São Marcelino Champagnat

marcelino champagnat

Marcelino José Bento Champagnat nasceu em 20 de maio de 1789, na aldeia de Rosey, na França. Em 1813, ingressou no Seminário Maior Santo Irineu, em Lyon.
Em 1816, Marcelino é ordenado sacerdote e, um ano depois, funda o Instituto dos Pequenos Irmãos de Maria, em parceria com os jovens Jean-Marie-Granjon e Jean-Baptiste Audras.
Impressionado com o abandono cultural e espiritual das crianças da campanha, Marcelino sente urgência de incluir nessa Congregação irmãos para a educação cristã da juventude: “Não posso ver uma criança sem sentir o desejo de fazer-lhe compreender quanto Jesus Cristo a amou”.
Esgotado pelo trabalho, morre aos 51 anos de idade, em 6 de junho de 1840, deixando aos irmãos a mensagem: “Que haja entre vocês um só coração e um só espírito! Que se possa dizer dos irmãozinhos de Maria como dos primeiros cristãos: ‘Vejam como eles se amam!’.
Sua Santidade o Papa João Paulo II canonizou Marcelino Champagnat no dia 18 de abril de 1999, reconhecendo-o como santo da Igreja Católica.

“Tudo a Jesus por Maria, Tudo a Maria por Jesus.”