Reconciliação (Confissão)
O QUE É?
A Confissão “realiza sacramentalmente o convite de Jesus à conversão, o caminho de volta ao Pai, do qual nos afastamos pelo pecado.” (CIC, 1423)
O pecado é uma ofensa a Deus, uma ruptura de comunhão com Ele. Para nos reconciliarmos com Ele, precisamos declarar nossos pecados diante do sacerdote.
Só Deus perdoa os pecados. Por ser Filho de Deus, Jesus diz: “O Filho do Homem tem poder de perdoar pecados na terra” (Mc 2, 5) e, revestido desta autoridade, transmite esse poder aos sacerdotes para que o exerçam em Seu nome.
“Eu te darei as chaves do Reino dos Céus e o que ligares na terra será ligado nos Céus, e o que desligares na terra será desligado nos Céus.” (Mt 16, 19)
“O sacerdote é o sinal e o instrumento do amor misericordioso de Deus para com o pecador.” (CIC, 1465)
POR QUE PRECISAMOS NOS CONFESSAR?
O Papa Francisco explica que “o perdão dos nossos pecados não é algo que possamos dar a nós mesmos. Eu não posso dizer: perdoo os meus pecados. O perdão é pedido a outra pessoa e na Confissão pedimos o perdão a Jesus. O perdão não é fruto dos nossos esforços, mas uma dádiva, é um dom do Espírito Santo.” (O nome de Deus é misericórdia)
QUANDO DEVEMOS RECEBER O SACRAMENTO DA CONFISSÃO?
Devemos procurar a Confissão sempre que, tendo sido batizados, perdemos a comunhão com Deus por meio do pecado.
COMO SE PREPARAR PARA UMA BOA CONFISSÃO?
São quatro passos para uma boa confissão:
-
- Exame de consciência;
- Contrição (ou arrependimento), que inclui o propósito de não voltar a pecar;
- Confissão;
- Satisfação (ou cumprir a penitência).
“Deus espera-nos, como o pai da parábola, de braços estendidos, ainda que não o mereçamos. Não importa a nossa dívida. Como no caso do filho pródigo, apenas é preciso que abramos o coração.” (S. Josemaria, Cristo que passa, n. 64)
COMO POSSO ME CONFESSAR NA PARÓQUIA SÃO MARCELINO CHAMPAGNAT?
Na Paróquia São Marcelino Champagnat, as confissões ocorrem às sextas-feiras, de 15h às 18h, e o atendimento é por ordem de chegada. Consulte o instagram da paróquia toda sexta-feira pela manhã para confirmar que haverá confissões no dia.
Ato de Contrição
Meu Deus, arrependo-me de todo o coração de todos os meus pecados e detesto-os, porque, ao pecar, não só mereço as penas que causam, mas principalmente porque te ofendo a Ti, sumo Bem e digno de amor acima de todas as coisas. Por isso, proponho firmemente, com a ajuda da Tua graça, daqui em diante não voltar a pecar e fugir de toda a ocasião de pecado.
Amém.