Padroeira
Nossa Senhora da Esperança
O título Nossa Senhora da Esperança tem sua origem nos fiéis, que sempre tiveram na Santa Mãe a esperança de que ela os ajudasse em suas necessidades pessoais. Por causa disso, ela é chamada na liturgia de “Esperança dos desesperados”. O santuário mais antigo dedicado a Nossa Senhora da Esperança foi construído em 930 e fica na cidade de Meniézes, na França.
Pedro Álvares Cabral era devoto de Nossa Senhora da Esperança e levou consigo a imagem que ele possuía na viagem que o trouxe ao Brasil. Assim, o Brasil foi descoberto sob a proteção de Nossa Senhora da Esperança.
A imagem de Pedro Álvares Cabral apresenta a Virgem Maria com o Menino Jesus sentado em seu braço esquerdo. Este aponta para uma pomba que está no braço direito de Maria. Esta imagem está, hoje, na cidade de Belmonte, em Portugal, capela onde Pedro Álvares Cabral foi batizado. Em 1955, ela foi trazida ao Brasil por ocasião do Congresso Eucarístico Internacional do Rio de Janeiro.
“SENHORA DA ESPERANÇA, Tua alegria era fazer a vontade do Pai. Tua vida era estar atenta às necessidades dos outros. Intercede por nós! Quando nossa fé vacila, Quando somos tentados a desesperar, SENHORA DA ESPERANÇA, intercede por nós! Quando fechamos o coração, Quando consentimos à injustiça, SENHORA DA ESPERANÇA, intercede por nós! Quando parece ser difícil seguir teu Filho, Quando nos cansamos de fazer o bem, SENHORA DA ESPERANÇA, intercede por nós! Quando o ‘não’ se antecipa ao nosso ‘sim’, Leva-nos a JESUS CRISTO, nossa esperança. Amém.”