Crisma

O Crisma (também conhecido como Confirmação) é o sacramento que completa o batismo e pelo qual recebemos o dom do Espírito Santo. Quem se decide livremente por uma vida como filho de Deus e pede o Paráclito, sob o sinal da imposição das mãos e da unção do óleo do Crisma, obtém a força para testemunhar o amor e o poder do Senhor com palavras e atos. Essa pessoa agora é membro legítimo e responsável da Igreja Católica.

QUAIS OS EFEITOS QUE O SACRAMENTO INFUNDE NO CRISTÃO?

O efeito da Confirmação é a efusão especial do Espírito Santo, como no Pentecostes. Tal efusão imprime, na alma, um carácter indelével e traz consigo um crescimento da graça batismal: enraíza mais profundamente na filiação divina, une mais firmemente a Cristo e a Sua Igreja, revigora na alma os dons do Espírito Santo e dá uma força especial para testemunhar a fé cristã.

QUEM PODE RECEBER ESTE SACRAMENTO?

Batizados a partir dos 15 anos de idade podem receber o Sacramento da Confirmação. Pode e deve receber esse sacramento qualquer cristão católico que tenha recebido o sacramento do batismo e esteja em estado de graça. Esse belíssimo sacramento da Confirmação completa o batismo. Por meio dele, o fiel recebe o dom do Espírito Santo, faz um acordo com Deus e, cheio dos dons do Espírito, é chamado a testemunhar o amor ao Senhor. Se preciso for, a dar a vida, uma vez que recebeu uma força especial para seguir Cristo até o fim de sua vida.

(fonte: https://formacao.cancaonova.com/igreja/doutrina/o-que-e-a-crisma/)

COMO FAÇO PARA RECEBER ESTE SACRAMENTO?

A preparação é feita através do Curso de Iniciação Cristã de Jovens e Adultos, que tem duração aproximada de um ano, com um encontro por semana. O período para inscrições ocorre normalmente à época da Páscoa.
Jovens e adultos que não tenham sido batizados ou que não tenham feito a 1ª Comunhão podem participar da preparação. Eles serão batizados durante o curso de preparação e, na missa da Crisma, receberão a Eucaristia pela primeira vez.
Para mais informações sobre o Sacramento do Crisma procure a secretaria paroquial.

“Estes, assim que chegaram, fize­ram oração pelos novos fiéis, a fim de receberem o Espírito Santo,
visto que não havia descido ainda sobre nenhum deles, mas tinham sido somente batizados em nome do Senhor Jesus.”

(At 8, 15-16)