Curso de Orientação Religiosa

Como surgiu o C.O.R.?
Curso de Orientação Religiosa, que também quer dizer CORAÇÂO. É um Movimento da Igreja Católica, fundado em 1975, pelo Padre Cipriano, que, na época, era pároco da Igreja São Pedro de Alcântara, em São Gonçalo com o objetivo de adaptar a experiência dos Cursilhos da cristandade na paróquia.

O que é o Cursilho?
O Cursilho é uma palavra espanhola, que quer dizer “pequeno curso”, de pouca duração. Teve origem na Espanha, através de um grupo da ação católica espanhola (JACE), 1948. O Movimento se espalhou por toda a Espanha e transpôs fronteiras propagando-se por todo o mundo. No Brasil, foi realizado o 1º. Cursilho em abril de 1962, em Valinhos, Diocese de
Campinas. Atualmente, realizam-se Cursilhos em todos os estados brasileiros.

Qual o objetivo do C.O.R. ?
É um encontro vivencial, com uma dinâmica própria, onde um grupo de cristãos (leigos e sacerdotes) testemunha sua caminhada e coloca para reflexão e debate temas ligados a fé e à vida.
É um método que gera um movimento, nos despertando e capacitando a criar núcleos de cristãos que prossigam levando aos seus vários ambientes os critérios e valores do Evangelho.
É também um tempo forte do Movimento de Cursilhos de Cristandade, em que a proclamação jubilosa da Boa Nova, a entrega da Mensagem (Graça, Reino e Seguimento de Jesus) aos participantes, é feita de forma vivencial e comunitária;

O C.O.R é tanto para homens como mulheres, adultos ou jovens, que sejam pessoas:
 * Com capacidade de redescobrir e reafirmar sua personalidade através de opções livres e conscientes;
 * Inquietas, ansiosas para transforma-se e transformar o mundo na linha da solidariedade e da justiça;
 * Aptas para viver em e para a comunidade, capazes de dar sabor como o sal, de iluminar como a luz, de transformar a massa como o fermento.

O C.O.R.não é:
 Apenas uma experiência de fim-de-semana ou um simples retiro. É uma experiência profunda de fé, de transformação pessoal e religiosa.

O C.O.R. existe para evangelizar, em quatro aspectos:
* Possibilitar a vivência e a convivência do fundamental cristão;
* Ajudar a descobrir e a realizar a vocação pessoal, respeitando-a;
* Criar núcleo de cristãos;
* Fermentar de Evangelho os ambientes.

Em síntese, o C.O.R. tem método próprio (querigmático – vivencial) facilita a vivência do Fundamental Cristão, a conversão aos valores do Reino de Deus, ajudando a descobrir e a realizar a vocação pessoal. Estes núcleos são pequenas comunidades eclesiais criados para que as pessoas fermentem de Evangelho os seus ambientes (familiar, profissional, social, político, religioso…) através de seu testemunho e da palavra, e que pratiquem os valores do Reino de Deus, anunciados por Jesus Cristo.

O que acontece após o encontro do COR?
Há um trabalho que incentiva à perseverança, com reuniões semanais, às quintas-feiras, no horário das 20h às 22h. Tal reunião segue uma programação elaborada por um Colegiado, em que se reflete o Evangelho do domingo seguinte, estuda-se o Catecismo, reza-se o terço, faz-se Adoração ao Santíssimo Sacramento e, uma vez no ano, normalmente no mês de outubro, se realiza um Encontro Geral, para todos os que já participaram do Curso, e para a própria Comunidade. Enfim, pratica-se a oração, estudo e ação; esta última, através de gestos concretos de ajuda material à diversas entidades.

Clique aqui e faça sua inscrição

Tags:

Uma resposta para “Curso de Orientação Religiosa”

1. Maria goretti Cruz Marques Mello disse:

Prezados Irmãos em Cristo. Pertenço a paróquia nossa senhora das Neves em São Gonçalo/ Rio de janeiro, já realizamos o cor feminino mas há anos não tem mais e todo o material se perdeu, solicito ajuda no sentido de nós ceder um dossiê de tudo (roteiros de decuria, pasta apresentadora, roteiro de sábado e domingo, equipes e palestras). Certa da atenção de vocês.
    Paz e bênçãos!